A legislação tributária brasileira é hoje uma das mais complexas do mundo. Atualmente, a diversidade de tributos e entidades federativas envolvidas resultam em uma grande variedade de leis tributárias e obrigações. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em média, são criadas 46 novas normas tributárias por dia no Brasil.
A falta de clareza fiscal e planejamento tributário faz com que muitas empresas enfrentam dificuldades na hora de cumprir as leis tributárias. Segundo o IBGE/Impostômetro, cerca de 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos do que deveriam.
Consequências do pagamento excessivo de impostos
O pagamento excessivo de impostos pode gerar inúmeras consequências para as empresas, como:
- Redução da competitividade: as empresas que pagam mais impostos do que deveriam tendem a ficar em desvantagem competitiva em relação às empresas que pagam menos. O que pode dificultar sua expansão e crescimento.
- Redução dos investimentos: por pagarem mais impostos, essas empresas podem ter menos recursos para investir em inovação, tecnologia e expansão. O que pode, inclusive, prejudicar o desenvolvimento econômico do país.
- Aumento dos custos: o pagamento excessivo de impostos aumenta os custos das empresas e, consequentemente, o valor repassado aos consumidores, gerando inflação e prejudicando a economia.
Como evitar pagar mais impostos do que deveria
Enquanto as discussões sobre a Reforma Tributária não avançam, é importante que empresas e profissionais de tributação tomem algumas medidas para reduzir o pagamento excessivo de impostos, como:
- Planejamento tributário: é muito importante que as empresas invistam em planejamento tributário para que possam reduzir sua carga tributária de forma legal e segura.
- Impostos em cascata: a redução dos impostos em cascata é também outra importante medida para reduzir a carga tributária das empresas e evitar que paguem impostos sobre impostos.
É muito importante que as empresas estejam cientes dos riscos e consequências do pagamento excessivo de impostos, e busquem acompanhar as mudanças na legislação tributária.
A Importância da Revisão Tributária
Segundo a e-Auditoria, entre 2018 e 2023, cerca de 52 mil empresas pagaram R$ 5,5 bilhões a mais de impostos do que deveriam. Uma média de R$ 104 mil em excesso por CNPJ. Felizmente, com auxílio do Grupo Fiscoplan, é possível recuperar esses valores pagos indevidamente de forma rápida e segura através da Revisão Tributária.
Neste trabalho são revistos e auditados todos os procedimentos de emissão de notas fiscais, escrituração, apuração e base de cálculo de tributos, bem como o preenchimento de obrigações acessórias dos últimos 60 meses.
A Fiscoplan é especialista em Recuperação Tributária e Conformidade Fiscal e, ao longo de sua história, nunca recebeu nenhuma contestação da Receita Federal. O que torna o nosso trabalho ainda mais confiável e de excelência!